A E-cons Brasil trabalhou durante anos no planejamento, coordenação e execução do programa de educação ambiental continuado da VLI num dos maiores desafios técnicos e educacionais da nossa trajetória. Isso por que a VLI opera seu negócio de forma descentralizada, em longas distâncias e em nichos de negócios bem específicos (operação ferroviária + operação de terminais de carga + operação de terminais portuários).
No público interno, trabalhamos em dezenas de municípios levando a educação ambiental itinerante e comprometida com a redução dos impactos ambientais das operações junto às estruturas industriais da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), da Ferrovia Norte-Sul (FNS), além da atuação nos principais terminais portuários do Brasil (TIPLAM – Santos / SP, PECEM – Ceará, dentre outros importantes portos do nosso país). Na FNS atuamos nos municípios dos estados do Maranhão e do Pará. Na FCA atuamos também fortemente no estado de Minas Gerais.
Desenvolvemos atividades customizadas para todos os públicos rodando centenas de quilômetros ao longo dos anos contribuindo diretamente para a melhoria do sistema de gestão ambiental da VLI por meio da educação ambiental.
Para o público externo fizemos dezenas de trabalhos em parcerias com as prefeituras municipais com enfoque na formação continuada de centenas de professores e alunos das redes municipais de ensino além do trabalho continuado junto ao fortalecimento do cooperativismo para reciclagem com inclusão social trabalhando diretamente com dezenas de cooperativas de reciclagem espalhadas pelo Brasil, melhorando a coleta seletiva urbana e contribuindo para melhoria da qualidade de vida de centenas de catadores de material reciclável que consistem num dos públicos mais vulneráveis em qualquer território no Brasil.